Competição de gestão estreita laços com antigos participantes

in Expresso, 12 de Fevereiro de 2011

A Associação Alumni pretende chegar às 50 mil pessoas que já passaram por este desafio

O Global Management Challenge vai atualmente na sua 32.ª edição e até agora já passaram por esta competição cerca de 50 mil quadros e estudantes universitários. A criação da Associação Alumni tem como objetivo agregar os antigos participantes e servir de ponto de encontro entre esta população e quem está atualmente envolvido na prova. O Palácio Sotto Mayor, Barclays Premier, em Lisboa, acolheu a 8 de fevereiro o evento de lançamento da Associação Alumni. Peter Mottek, presidente do Barclays, deu as boas-vindas a uma sala cheia de antigos participantes desta competição de estratégia e gestão, organizada pelo Expresso e pela SDG.

A ideia de criar a associação surgiu nas comemorações dos 30 anos desta iniciativa portuguesa. Na altura a organização pediu a antigos participantes que contassem como foi fazer parte de uma equipa na prova. “Os depoimentos recolhidos sensibilizaram-nos e verificámos que existia aqui um enorme potencial para enriquecer o Global Management Challenge através da passagem de testemunho dos antigos para os atuais participantes”, contou Luís Alves Costa, presidente da SDG, no evento de lançamento da associação.

O sítio na internet www.alumnigmc.com vai ser a face mais visível deste organismo e servirá de local de registo de associados. Divulgará eventos, notícias e outros elementos que interessem a este universo.
Nelson Godinho e Manuel Gonçalves, participantes respetivamente nas edições de 1982 e 1985, foram dois dos muitos alumni que estiveram presentes no lançamento da associação. “Recordo a minha participação, o trabalho em equipa desenvolvido e as muitas noitadas que fizemos para tomar as decisões”, contou Nelson Godinho. Na altura era finalista de Economia da Universidade Católica Portuguesa e a passagem pela competição deu-lhe a noção exata de como funciona uma empresa.

Das memórias que guarda da edição de 1985, Manuel Gonçalves destaca a satisfação que foi percorrer todas as etapas do desafio e vencer a final nacional. Refere ainda que todo este processo lhe deu ensinamentos de uma forma lúdica.“Aprendi que numa empresa não importam só as finanças ou as pessoas. Existe um conjunto de atores e componentes que é importante e um gestor deve ter a noção de que uma decisão tem implicações na globalidade da organização”, salientou Manuel Gonçalves. A partir da sua experiência aconselha os jovens a criarem equipas e a testarem na prova as suas aptidões para a gestão.

O lançamento da associação contou ainda com uma palestra. Henrique Monteiro, diretor de novas plataformas da Impresa Publishing, foi o orador convidado e apresentou à plateia uma conferência sobre ‘o desafio dos media versus novas plataformas digitais’.

Últimas Notícias

Patrocinadores

Apoios

Organização

Parceiro Universitário

Contacte-nos

Tem alguma questão? Envie-nos uma mensagem rápida, e respondemos o mais rápido possível.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt

Insira o texto para pesquisar e pressione Enter

default-thumbnaildefault-thumbnail