A gestão deve apostar na inovação

in Expresso, 9 de Outubro de 2010

Na direção da Staples Portugal há 14 anos, Carlos Maia conta alguns dos desafios de gerir uma multinacional.

Visão e tenacidade, capacidade e vontade de aprender e evoluir continuamente, são os lemas de atuação de Carlos Maia, diretor-geral da Staples Portugal. Dirigir uma multinacional é um desafio diário e no Global Management Challenge as equipas aprendem na prática como é estar à frente dos destinos de uma empresa.

Sob a perspetiva de Carlos Maia “a capacidade de inovar e mudar deve fazer parte do ADN de um diretor-geral”. No seu dia a dia existem desafios constantes o que torna o seu trabalho aliciante e nada monótono. Um desses desafios passa pelo facto de a Staples ser uma multinacional o que faz com que o seu diretor-geral tenha de ter uma perspetiva global e não apenas local dos negócios. “É estimulante perceber quais as tendências globais cuja aplicabilidade em Portugal é pertinente e viável no imediato e as que não o serão nunca”, refere Carlos Maia.

Outro dos aspetos com que tem de lidar é a gestão dos recursos humanos. A este respeito refere que “gerir direta e indiretamente cerca de mil pessoas significa comunicar assertivamente, motivar continuamente e fomentar o espírito de equipa. Só assim conseguimos resultados”. A Staples Portugal patrocina o Global Management Challenge desde 2005. Carlos Maia acredita que, desta forma, está a apoiar “os jovens de hoje que serão os gestores de amanhã”.

Esta competição organizada pelo Expresso e a SDG é uma prova de estratégia e gestão. “Testa, estimula, desafia e apresenta problemas num cenário em que o resultado final é o que conta. É importante perceber que solucionar problemas e gerir de forma correta são as bases de qualquer realidade empresarial”, salienta o diretor-geral da Staples. A prova ao desenvolver estes aspetos está a preparar os jovens para o dia a dia das organizações.

Às equipas que estão em prova, Carlos Maia aconselha que “inovem e apostem na qualidade, na diferenciação e pensem sempre em fazer mais e melhor. Mantenham a ambição”. Acrescenta ainda que é preciso ter ousadia, trabalho árduo e pensar outside the box. “A gestão de uma empresa não deve ser completamente mecânica, deve adaptar-se aos desafios diários e apostar na inovação”.

Últimas Notícias

Patrocinadores

Apoios

Organização

Parceiro Universitário

Contacte-nos

Tem alguma questão? Envie-nos uma mensagem rápida, e respondemos o mais rápido possível.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt

Insira o texto para pesquisar e pressione Enter

default-thumbnaildefault-thumbnail