SDG
EXPRESSO
SIC
|

Formação Universitária

O Desafio

Equipas de 3 a 5 elementos vestem o papel de Conselho de Administração de uma empresa virtual tendo de tomar decisões de gestão com o objectivo de obter a mais elevada cotação das suas acções na Bolsa de Valores.

Durante esta experiência, os participantes:

  • Analisam indicadores económicos e financeiros,
  • Ganham uma visão mais alargada e estratégica de uma empresa,
  • Compreendem a interacção entre as diferentes áreas funcionais, e
  • Avaliam o impacto que as suas decisões podem ter numa organização.

Tudo isto tendo em conta as condicionantes do mercado em que competem e a máxima satisfação do cliente.

O Simulador

A base do Topaz Management Simulation é o simulador utilizado na Competição Internacional Global Management Challenge. Esta competição foi criada em Portugal no final da década de 70, em parceria com o Jornal Expresso, e é hoje a maior Competição Internacional de Estratégia e Gestão.

Ao longo dos últimos 35 anos, mais de 500 mil quadros e estudantes de mais de 30 países passaram por esta experiência inesquecível.

Em 2009 o Global Management Challenge recebeu a acreditação da European Foundation for Management Development destinada a programas tecnológicos de ensino avançado: CEL – teChnology Enhanced Learning.

Aplicação

O Topaz Management Simulation tem sido utilizado no âmbito de cadeiras de Gestão, Empreendedorismo, Avaliação de Projectos e também como competição de âmbito extra-curricular. De licenciaturas e mestrados integrados a programas de MBA, em Universidades e Politécnicos e da Gestão às Engenharias, todos podem beneficiar da experiência de simular a gestão de uma empresa no simulador mais utilizado em todo o Mundo.

Implementação

A simulação pode decorrer em ambiente on-line, presencial ou misto (blended) com uma duração de 1 dia a 1 trimestre (12 semanas).

A forma como o programa é estruturado e entregue, é uma decisão tomada de acordo com os interesses dos responsáveis pedagógicos e com o objectivo de maximizar o valor da experiência tanto para os alunos como para os professores e assistentes que os acompanham.

Empresas Reais

O Global Management Challenge é um canal de excelência no contacto entre o mundo académico e o mundo empresarial. Na competição pública as equipas de estudantes são patrocinadas por empresas que vêem nessa iniciativa uma forma de conhecerem melhor o potencial dos alunos e, de uma forma geral, uma acção de responsabilidade social ao participarem na sua formação.

As competições Intra e Inter-Universidades, no âmbito do TOPAZ Management Simulation, permitem que os seus alunos treinem neste simulador onde mais tarde poderão conhecer o seu futuro empregador.

Além da associação entre as empresas e a academia, é possível criar projectos de utilização dos simuladores em Universidade, parcialmente ou totalmente apoiados por entidades privadas.

 

Beneficios

Cria uma experiência em que os alunos colocam em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso e compreendem a interacção entre as diferentes áreas da Gestão:

  • Constitui um momento de partilha de experiências e conhecimentos
  • É uma excelente ferramenta de treino
  • Promove a utilização e a melhoria dos modelos de tomada de decisão

Permite o desenvolvimento de Competências tais como:

  • Gestão Estratégica
  • Tomada de Decisão
  • Trabalho de Equipa
  • Liderança

Interculturidade

A utilização on-line e a possibilidade de ter o simulador em diversos idiomas, permite a participação de:

  • Alunos estrangeiros a estudar em Portugal em programas Erasmus ou outros;
  • Alunos portugueses que estejam a estudar fora de Portugal.
  • Ao permitir que as equipas tenham estas constituições heterogéneas,maximiza-se a qualidade da participação e a troca de experiencias.

Clientes

Contacte-nos

Tem alguma questão? Envie-nos uma mensagem rápida, e respondemos o mais rápido possível.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt

Insira o texto para pesquisar e pressione Enter