SDG
EXPRESSO
SIC
|

Fomação Empresarial

O Simulador

O Global Management Challenge foi lançado em Portugal no final da década de 70, em parceria com o Jornal Expresso, e é hoje a maior Competição Internacional de Estratégia e Gestão.

O Topaz Management Simulation tem como base o simulador utilizado na Competição Internacional Global Management Challenge. Ao longo dos últimos 35 anos, mais de 500 mil quadros e estudantes de mais de 30 países passaram por esta experiência inesquecível.

Em 2009, o Global Management Challenge recebeu a acreditação da European Foundation for Management Development destinada a programas tecnológicos de ensino avançado: CEL – teChnology Enhanced Learning.

O Desafio

Equipas de 3 a 5 elementos vestem o papel de Conselho de Administração de uma empresa virtual tendo de tomar decisões de gestão com o objectivo de obter a mais elevada cotação das suas acções na Bolsa de Valores.

Ao longo de 5 tomadas de decisão terão a oportunidade de definir uma estratégia, tomar decisões arriscadas num contexto de mudança, analisar os resultados obtidos e perceber a forma como o mercado e os seus concorrentes reagem às diversas estratégias.

Durante esta experiência, os participantes:

  • Analisam indicadores económicos e financeiros,
  • Compreendem a interacção entre as diferentes áreas funcionais,
  • Testam conhecimentos,
  • Avaliam o impacto que as suas decisões podem ter numa organização, e
  • Ganham uma visão mais alargada e estratégica de uma empresa.

Tudo isto tendo em conta as condicionantes do mercado em que competem e a máxima satisfação do cliente.

Implementação

A simulação pode decorrer em ambiente on-line, presencial ou misto (blended) com uma duração de 1 dia a 1 trimestre (12 semanas). A forma como o programa é estruturado e entregue, é uma decisão tomada de acordo com os interesses da organização, com o objectivo de maximizar o valor da experiência.

A Equipa da SDG dá início à formação com a apresentação do Topaz Management Simulation, explicando detalhadamente como funciona a simulação, a sua estrutura, a interacção entre os vários departamentos da empresa e os vários elementos utilizados: o Manual, o Histórico da Empresa, o programa Folha de Decisões e os Relatórios de Gestão.

A partir deste momento, as equipas estão preparadas para aceitar o desafio lançado:

“Gerir uma Empresa”

A SDG, como organizadora da competição, responde a todas as questões dos participantes relacionadas com o funcionamento do simulador, interpretação do Manual e cálculos.

No final, poderá ser solicitado às equipas que façam um balanço da sua participação, abordando os seguintes temas:

  • Estratégia adoptada
  • Desempenho da empres
  • Análise dos resultados obtidos
  • Desempenho da equipa

Exemplos de Aplicação

Público Alvo – Quadros

TOPAZ Management Simulation
Recorrendo exclusivamente ao simulador, as equipas concorrem entre si num ambiente competitivo e motivador, reforçando conhecimentos e competências de estratégia, de análise e de trabalho em equipa.

Formação Soft Skills
Acções de formação em diferentes áreas comportamentais, permitindo desenvolver um vasto leque de competências comportamentais como a tomada de decisão, a liderança, a gestão da mudança, o trabalho em equipa e a gestão de conflitos, entre outras. Cada acção de formação é adaptada aos objectivos da empresa.

As acções de formação são conduzidas de forma essencialmente prática, visto que a aprendizagem por experimentação potencia a obtenção dos resultados pretendidos. Recorremos a uma multiplicidade de instrumentos pedagógicos, tendo em conta os estilos de aprendizagem dos participantes, apelando à participação activa de todos os participantes.

Ferramenta de Team Building
Programa que associa actividades indoor (as equipas competem entre si na gestão das suas empresas), com actividades outdoor. Permite reforçar a importância do papel de cada colaborador e trabalhar o espírito de equipa num ambiente descontraído.

Assessment Center
Programa que proporciona um ambiente virtual e que possibilita avaliar diversas competências e conhecer com maior eficiência e critério os colaboradores.

 

Clientes

Sabia que?

O TOPAZ é facilmente adaptável aos objectivos específicos a alcançar, ao número de participantes e à duração do programa.

O TOPAZ oferece a oportunidade de focar temas diferenciados – que vão desde o marketing e da competitividade até ao planeamento da produção e gestão da mudança, passando pela análise de indicadores financeiros e económicos.

O conhecimento prático adquirido com o TOPAZ pode ser canalizado para dar ênfase a aspectos específicos, de acordo com os objectivos concretos de cada empresa.

Testemunhos

“(…) Esta simulação mostra que a interdependência dos vários departamentos numa empresa exerce influência no sucesso da organização. A formação foi avaliada muito positivamente pelos participantes que consideraram muito útil e interessante. Admitiram que todos adquiriram conhecimentos que influenciaram positivamente a gestão do seu trabalho. Foi uma oportunidade de desenvolver competências e o potencial dos nossos colaboradores, o que também se traduziu numa melhoria do trabalho em equipa no dia-a-dia da empresa.”

Krystyna Purowska Directora de Pessoal da Medicover, Polónia

“A simulação TOPAZ constituiu um exercício muito interessante e proveitoso que permitiu recordar e consolidar conceitos de gestão essenciais para o desempenho de qualquer quadro directivo e para as minhas actuais responsabilidades em particular. Por outro lado, a forma como o jogo se desenrolou, com tempos entre fases muito limitados, obrigando à tomada de decisões e obtenção de consensos sob pressão, permitiu uma dinâmica de grupo também muito proveitosa do ponto de vista do desenvolvimento das competências de trabalho em equipa e de liderança.”

Nelson Martins Director de Auditoria do Novo Banco, Portugal

Contacte-nos

Tem alguma questão? Envie-nos uma mensagem rápida, e respondemos o mais rápido possível.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt

Insira o texto para pesquisar e pressione Enter