SDG
EXPRESSO
SIC
|

Estudantes representam China na final mundial

in Expresso, 16 de Fevereiro de 2019

Legenda da foto: A China já venceu por cinco vezes uma final internacional, e estes jovens vão tentar levar o título de 2018 para o seu país

O país vai lutar pelo título de campeão com uma equipa de cinco jovens da Universidade Guangdong de Finanças e Economia

A cidade de Ecaterimburgo, na Rússia, acolhe no início de Julho a final internacional da edição de 2018 do Global Management Challenge. Além de Portugal, a China já elegeu o seu campeão na luta pelo título.

Trata-se de uma equipa formada por cinco jovens alunos da Universidade Guangdong de Finanças e Economia. Vão tentar levar o prémio de vencedor para o seu país, algo que não acontece desde a edição de 2005.

David Shi, organizador da competição na China, revela que a edição nacional de 2018 “contou com a participação de várias instituições de ensino e no total, neste território, estiveram a competir cerca de duas mil equipas”. Um número que torna este país, a par com a Rússia, um dos mais participados do universo desta prova.

A equipa que venceu a final local conta que desta experiência retiraram “maior conhecimento sobre os diversos aspetos de mercado de uma empresa” e embora tenham cometido alguns erros, vão na próxima etapa ser mais rigorosos e tentar a perfeição. É que a China que durante anos foi um forte competidor na luta pelo título internacional, tem perdido um pouco de protagonismo.

A iniciativa desenvolve-se neste país desde 1995 e já alcançou cinco vitórias mundiais, mas há mais de dez anos que não consegue chegar ao topo do pódio. Independentemente do resultado que a equipa possa vir a atingir, para estes jovens o que vale é a experiência e defendem que este é um momento de troca. Vão lutar por uma boa classificação mas acreditam que a mais-valia de chegar a este evento é a oportunidade de “aprender mais com as diferentes equipas oriundas de todo o mundo”.

Motivados pelo resultado obtido em 2018, os cinco jovens encaram a hipótese de participar novamente na edição chinesa de 2019. Altura em que esperam já ter reforçado o trabalho de equipa e as capacidades analíticas de gestão que esta experiência potencia. Esperam também motivar outros jovens a integrar este desafio, já que um dos seus pontos fortes é permitir perceber como se gere uma empresa num cenário que simula a realidade do mundo dos negócios. No cenário internacional, a equipa chinesa vai mostrar o que vale perante mais cerca de 30 países, oriundos de continentes tão diferentes como a Europa, Ásia, América e África.

Em Portugal e depois de escolhido o vencedor de 2018 estão já em curso as inscrições para a edição deste ano. Para mais informações contactar a SDG, em Lisboa (tel. 213 157 618). Pode ainda consultar o site da GMC.

Jornalista Expresso: Maribela Freitas

Últimas Notícias

Patrocinadores

Apoios

Parceiros

Contacte-nos

Tem alguma questão? Envie-nos uma mensagem rápida, e respondemos o mais rápido possível.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt

Insira o texto para pesquisar e pressione Enter

9 fevreitoMacau_2018