Um desafio que desenvolve competências

in Expresso, 27 de junho de 2020

Legenda da Foto: António Lagartixo, CEO da Deloitte Portugal, acredita que esta competição abre novos horizontes aos seus quadros

A Deloitte encara o Global Management Challenge como uma ação de formação na área da gestão para os seus colaboradores.

A participação da Deloitte Portugal na atual edição da prova centra-se em três equipas de quadros. António Lagartixo, CEO da empresa, acredita que neste processo os seus colaboradores desenvolvem competências, trocam experiências e trabalham em equipa para atingir resultados.

“Com esta opção pretendemos reforçar a formação das nossas pessoas, dando-lhes a oportunidade de trocar experiência e conhecimento ao contactar com realidades empresariais diferentes”, explica António Lagartixo. Acredita que este projeto “é uma oportunidade única para desenvolver novas competências de carreira, pois permite aos participantes ampliar e renovar o seu conhecimento em diferentes indústrias e sectores, diversificar a sua capacidade de resolução de problemas, ter contacto com diferentes culturas de trabalho, fomentar o espírito de equipa e criar ou alargar a rede de contactos em ambiente nacio­nal e internacional”.

Ao desenvolver competências de gestão e de liderança, os colaboradores da Deloitte estão, na opinião do seu CEO, “a maximizar o seu sucesso e a contribuir para uma performance coletiva de excelência. Estes são fatores-chave na nossa cultura organizacional e por isso pontos basilares na integração da nossa marca neste desafio”.

Sair da zona de conforto

Ao serem expostas a situações novas ou de complexidade superior, as equipas preparam cenários que potencialmente irão encontrar ao longo do seu percurso profissional. Desta forma estão a apostar na antecipação e resolução mais eficaz de questões similares em ambiente organizacional. “Esperamos acima de tudo que as equipas possam beneficiar do processo de aprendizagem e formação que esta competição oferece e que cada participante possa complementar as suas competências de gestão e liderança”, salienta o CEO da Deloitte Portugal.

Miguel Lopes Vasconcelos lidera a equipa Deloitte/D:Management, formada por três quadros da empresa, com idades entre os 24 e os 26 anos. Após duas semanas de prova, conta que “aprendemos que a gestão de uma empresa é muito complexa e que os nossos resultados estão dependentes do trabalho dos nossos competidores. No período que resta deste desafio esperamos aprender mais sobre o impacto da nossa estratégia nos resultados da nossa empresa”.

Na sua análise, esta é uma experiência que melhora o entendimento das indústrias e clientes com que lidam diariamente e, pelo trabalho em equipa que exige, que irá aumentar a capacidade de trabalho na gestão de projetos na Deloitte. “São inicia­tivas como estas que fomentam a proatividade dos profissionais, alcançando sempre novas competências para a nossa carreira profissional”, salienta.

Já para António Caetano Calçada, chefe da equipa Deloitte Green Dotters, este é “um desafio no qual temos a oportunidade de nos colocar à prova em termos de estratégia e gestão. Permite-nos perceber qual o impacto que cada pilar organizacional tem nos resultados de uma organização e simultaneamente que a gestão de uma empresa implica a interligação de diferentes áreas, sendo o resultado final o reflexo de um esforço coletivo, no cumprimento de uma visão estratégica”. Da sua equipa fazem parte mais três elementos, com idades compreendidas entre os 24 e os 28 anos. Defende ainda que na competição “a necessidade de definir estrategicamente a direção é um exercício que pode ser introduzido no dia a dia, ao nível da execução dos desafios que nos são apresentados e do cumprimento dos objetivos definidos”.

Preparação para o dia a dia

Kassandra Garcia revela que quando a hipótese de integrar o Global Management Challenge 2020 lhe foi colocada por parte da Deloitte reconheceu nela “uma oportunidade de participar num projeto que nos permite pôr em prática alguns dos nossos conhecimentos, aprender mais e ganhar novas valências”. Lidera a equipa Deloitte PT_Assets, com o total de cinco elementos, com idades entre os 22 e os 24 anos. Desta prova retiraram já a noção de que gerir não é fácil. “A simples tarefa de saber qual a quantidade a produzir para determinado efeito é algo que requer um estudo cuidado”, frisa.

O objetivo da equipa Deloitte PT_Assets é “chegar à final nacional e vencer”. Mesmo que tal não venha a acontecer, a sua líder não dá o tempo despendido neste processo como perdido, uma vez que defende que os novos conhecimentos adquiridos vão contribuir para a resolução de situações idênticas, em especial na área em que trabalham. “Somos analistas e sentimos que as questões que se nos colocam no Global Management Challenge têm uma grande aplicabilidade prática nas nossas funções empresariais. No mundo em que vivemos, a vantagem de obter um conhecimento diversificado é, sem dúvida, uma enorme mais-valia para o nosso percurso profissional, e esta competição ajuda-nos exatamente a diversificar e a alargar a nossa zona de conforto”, finaliza.

Se, tal como no ano passado, o Global Management Challenge 2020 vier a ter uma segunda edição da primeira volta, a Deloitte irá apoiar mais duas equipas, desta vez formadas por estudantes universitários.

ATAQUE ÀS LIDERANÇAS

As 200 equipas em competição na 41ª edição do Global Management Challenge tomaram esta semana a sua segunda decisão, o que teve consequências nas lideranças. Do total dos 32 grupos, 21 contam agora com novas equipas na sua chefia e apenas 11 mantêm a mesma chefia. A expectativa é de que na próxima semana, altura em que será tomada a terceira de cinco decisões, se verifiquem mais mudanças a nível de resultados. A EDP é atualmente a entidade com mais equipas no topo de grupos, com seis. Seguem-se-lhe a Accenture Portugal, a Caisdavilla, a CGD e a IT Sector, com três chefias cada. Já a Intrum e a Fujitsu estão representadas, cada uma, com duas lideranças.

Jornalista/Expresso: Maribela Freitas
Foto: D.R.

Últimas Notícias

Patrocinadores

Apoios

Organização

Contacte-nos

Tem alguma questão? Envie-nos uma mensagem rápida, e respondemos o mais rápido possível.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt

Insira o texto para pesquisar e pressione Enter

Banner_bg_alternativoAntnio Palma dos Reis