Treino para o mercado de trabalho

in Expresso, 11 de Janeiro de 2020

Legenda da foto: David Soares, Francisco Oliveira e João Ourives, da equipa Intrum/Byway,  com Luís Salvaterra, diretor-geral da Intrum Portugal.

Na prova, os participantes trabalham em equipa e tomam decisões, tal como acontece na vida real das empresas.

A Intrum apoia anualmente o Global Management Challenge e a participação de equipas nesta competição. Atualmente conta com três equipas de estudantes a competir na segunda volta. Para Luís Salvaterra, diretor-geral em Portugal da multinacional, esta é uma prova que prepara os jovens para o mercado de trabalho, desenvolvendo competências que são valorizadas na hora de contratar, como o trabalho em equipa, a competitividade e a capacidade de tomar decisões.

“Ao apoiarmos esta competição, a nossa empresa vai sendo mais conhecida num segmento que para nós é fundamental, o dos jovens estudantes, que são os gestores de amanhã e vão liderar as empresas com que iremos trabalhar”, aponta Luís Salvaterra como uma das razões para que a Intrum esteja ligada a este desafio de estratégia e gestão. Esta semana recebeu nos escritórios da sua empresa a equipa Intrum/ Byway, que está a competir na segunda volta, ação que encara como mais uma forma de estreitar laços com os universitários que apoia na prova.

Trabalho em equipa, capacidade de tomar decisões, responsabilização pelas ações tomadas e competitividade são competências que os participantes desenvolvem no Global Management Challenge e que para Luís Salvaterra são “ferramentas fundamentais no mercado de trabalho”.

Trabalho conjunto

No mundo das empresas, o que faz a diferença, para Luís Salvaterra, são as equipas e pessoas que sabem adaptar-se a trabalhar em conjunto. E foi trabalhar em equipa, expor as suas ideias e aceitar as opiniões dos colegas uma das maiores aprendizagens que João Ourives, de 20 anos, estudante de Contabilidade e Finanças no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), retirou até aqui da sua participação nesta competição, ao fazer parte da equipa Intrum/Byway. “Não é todos os dias que conseguimos ter a noção de como se gere uma empresa, nem como funciona o processo produtivo, e é muito bom ver os resultados das decisões que tomamos”, salienta João Ourives.

Já o seu colega de equipa Francisco Oliveira, de 21 anos, estudante também de Contabilidade e Finanças no IPS, acrescenta que neste processo aprendeu que “nem tudo o que parece é, e uma competição que à partida parecia simples tornou-se mais complexa, e percebemos que existem muitos factores que implicam nas decisões que tomamos”, refere. Esta opinião é partilhada por David Soares, colega de equipa, de 20 anos, a estudar Finanças Empresariais no Instituto Superior de Contabilidade e Administração. “Todas as nossas decisões irão influenciar a estrutura da empresa”, intensifica.

Contacto com o real

Alunos do 3º ano, estes três estudantes consideram que a passagem pelo Global Management Challenge os ajuda no seu desempenho académico, lhes permite colocar em prática conhecimentos adquiridos e os prepara para a entrada no mercado de trabalho. A visita realizada à Intrum, a empresa que os apoia na competição, foi para estes jovens mais uma incursão no mundo laboral e uma oportunidade de conhecerem uma organização onde no futuro poderão vir a trabalhar.

Classificação após a 3ª decisão – 2ª volta (Consulte o PDF)

EQUIPAS MANTÊM-SE NO TOPO

A segunda volta do Global Management Challenge 2019 está a meio, faltando apenas a tomada de mais duas decisões para o término desta etapa. Esta semana, e após a tomada da terceira decisão, houve apenas uma mudança na liderança de grupos, nomeadamente no grupo 6. Todos as outras formações lutam por manter o seu posto de liderança e assim garantir a passagem para a final nacional, que se realiza no final deste mês. Neste momento, a Fidelidade é a entidade com mais equipas no topo de grupos, com um total de duas. IT Sector, Alta Digital, Staples Portugal, Fidelidade, CGD e EDP contam com uma liderança e há também uma equipa, a alumnigmc, formada por antigos alunos, nesta posição.

Jornalista/Expresso: Maribela Freitas
Fotógrafo/Expresso: Nuno Botelho

Últimas Notícias

Patrocinadores

Apoios

Organização

Contacte-nos

Tem alguma questão? Envie-nos uma mensagem rápida, e respondemos o mais rápido possível.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt

Insira o texto para pesquisar e pressione Enter

CAISDAVILLAKonica