SDG
EXPRESSO
SIC
|

Prova prepara os estudantes para a vida real

in Expresso, 15 de Setembro 2018

Legenda da foto: Inês Domingues, ao centro, com as equipas It Sector/Ásdespadas e IT Sector/Let it Burn

Neste desafio os estudantes treinam a capacidade de liderança e a tomada de decisão, competências valorizadas pelo mercado laboral.

A IT Sector apoiou a inscrição de cinco equipas de estudantes na primeira edição da primeira volta do Global Management Challenge 2018 e duas qualificaram-se para a segunda volta. A empresa pretende com esta aposta conhecer jovens talentos.

Já os universitários querem com a sua participação ficar a saber mais sobre gestão e adquirir competências valorizadas pelo mercado de trabalho.

“Esta iniciativa permite a aprendizagem de uma panóplia de competências, sendo essa diversidade e riqueza a mais-valia deste desafio”, comenta Inês Domingues, diretora de recursos humanos da IT Sector. Na sua perspetiva os participantes testam na prova a sua capacidade de liderança, aprendem a gerir conflitos, a assumir riscos e a tomar decisões, competências que os preparam para a vida laboral.

Gonçalo Lemos, líder da equipa IT Sector/Ásdespadas, não tem dúvidas do impacto que esta experiência pode ter na sua vida. “A gestão de uma empresa é tudo menos um mar de rosas e há pouco espaço para erros e foi bom ter essa noção agora, quando ainda não estamos num contexto de gestão real”, afirma. Da sua equipa fazem ainda parte Luís Fragoso, Bruno Almeida, João Moreira e João Costa e para estes estudantes de engenharia eletrotécnica e de computadores e de engenharia mecânica, “na competição e além de aprendermos de que forma é que os diferentes departamentos de uma empresa interagem e dependem uns dos outros, desenvolvemos diversas valências como o trabalho em equipa, gestão de conflitos, pensamento crítico e analítico, o que será bastante útil no futuro enquanto profissionais”.

Uma opinião corroborada por Luís Valente, chefe da equipa IT Sector/Let It Burn, de que fazem também parte João Barbosa, Maria João Campos, Inês Gonçalves e Miguel Jordão, estudantes de áreas que vão da engenharia eletrónica e de computadores até ao marketing.

Para Luís Valente “o Global Management Challenge, sendo a maior competição mundial neste género, o impacto que tem em termos de experiência e currículo é sempre significativo”.

Defende ainda que esta é uma iniciativa com grande exposição social e internacional que utiliza um simulador de classe mundial que permite exercitar competências de estratégia e gestão.

Em 2016 uma equipa da IT Sector venceu a final nacional e representou Portugal internacionalmente.
Para Inês Domingues obter bons resultados nesta iniciativa tem sido uma clara mais-valia para a sua empresa.

Jornalista/Expresso: Maribela Freitas
Fotógrafo/Expresso: Rui Duarte Silva

Últimas Notícias

Patrocinadores

Apoios

Parceiros

Contacte-nos

Tem alguma questão? Envie-nos uma mensagem rápida, e respondemos o mais rápido possível.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt

Insira o texto para pesquisar e pressione Enter

deloitteelaaaaaaaaa