Novas funcionalidades na segunda volta

in Expresso, 21 de Dezembro de 2019

Legenda da foto: Filipa Freitas e João Matoso Henriques, da SDG

A organização aposta numa relação mais próxima entre participantes e simulador e renova a sua imagem.

A segunda volta do Global Management Challenge arrancou esta semana, e com ela chegam novas funcionalidades no simulador e uma nova imagem da competição. Mudanças que ocorrem para comemorar os 40 anos que esta iniciativa de estratégia e gestão está a celebrar este ano. Quem integrou a primeira volta da competição e agora está na segunda sente a diferença na interação com o simulador.

Antes, o site da competição servia como interface para o simulador em termos de repositório de documentos, introdução das decisões e distribuição de informação relacionada com a prova. Agora o site está integrado no simulador, permitindo aos elementos das equipas interagirem diretamente no site. Recebem as informações quer da evolução das decisões quer dos relatórios de gestão formatadas com tabelas e gráficos, para facilitar a sua análise. E o manual está também integrado diretamente no simulador, bastando um clique para tirar qualquer dúvida. “A experiência de participação tem agora um cariz mais natural, tendo em conta as novas evoluções tecnológicas da gestão”, comenta João Matoso Henriques, CEO da SDG, empresa que organiza o Global Management Challenge há 40 anos com o Expresso.

Prova mundial

E nesta 40ª edição a competição renova também o seu visual, com um novo logótipo institucional em tons de azul. Em cada país, o G vai mudar de cor e assumir os tons da sua bandeira. Ou seja, em Portugal e na edição nacional o G vai ostentar o verde, vermelho e amarelo. “É uma forma de darmos destaque à multiculturalidade desta competição”, salienta João Matoso Henriques. É que esta prova, que começou a sua internacionalização em 1981, com o Brasil, está atualmente presente em 37 países, espalhados pelos cinco continentes.

Ainda para dar realce ao 40º aniversário desta iniciativa portuguesa, a final internacional da edição de 2019 vai ser realizada em Lisboa, no final de maio do próximo ano. De volta à edição nacional, a primeira volta contou com a participação de 315 equipas.

Destas, 52 transitaram para a segunda volta, sendo que 36 são formadas por estudantes, 14 por quadros e duas são mistas, ou seja, integram estudantes e quadros. Registase a participação de universidades como a de Coimbra, Europeia, Instituto Politécnico de Santarém e Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM). Empresas como a Fidelidade ou a Fujitsu estão também presentes e a Caixa Geral de Depósitos, cuja equipa de quadros venceu a edição de 2018, tem agora sete equipas na segunda volta.

Contacto com a gestão

Para Filipa Freitas, diretora de marketing e comunicação da SDG, “os estudantes da área de gestão encontram nesta competição uma oportunidade para consolidarem e testarem os conhecimentos adquiridos. Quem não é desta área pode experimentar e contactar com a gestão de uma empresa”. Acrescenta que para quem estuda e vai entrar no mercado de trabalho pode, na competição, aproximar-se do mundo empresarial e mostrar o seu talento junto das empresas que apoiam as equipas.

Classificação após a 1ª decisão – 2ª volta (Consulte o PDF)

REGRESSO DA PROVA

São 52 as equipas que continuam a competir no Global Management Challenge 2019, desta vez na segunda volta, que arrancou no dia 17. As equipas estão divididas em oito grupos e, além da decisão de gestão já efetuada, terão mais quatro para tomar até ao fim desta etapa. Só as equipas que na quinta e última decisão estiverem na liderança dos seus grupos chegam à final nacional, agendada para janeiro de 2020. Esta semana, a IT Sector conta com duas equipas na liderança de grupos. Já a Alta Digital, CGD, Fidelidade, Staples Portugal e EDP têm uma cada e está também nesta posição uma equipa Alumnigmc, formada por antigos participantes.

Jornalista/Expresso: Maribela Freitas
Fotógrafo/Expresso: Nuno Botelho

Últimas Notícias

Patrocinadores

Apoios

Organização

Contacte-nos

Tem alguma questão? Envie-nos uma mensagem rápida, e respondemos o mais rápido possível.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt

Insira o texto para pesquisar e pressione Enter

Voyage-entreprise-Lisbonne-paysageCAISDAVILLA