SDG
EXPRESSO
SIC
|

Futuros engenheiros garantem presença na prova

in Expresso, 9 de Março 2019

Legenda da foto: João Soares, Rafael Marques, Xavier Marques e Filipe Prado foram os primeiros a inscreverem-se na competição

Quatro alunos de engenharia e gestão industrial da Universidade do Porto formam a primeira equipa inscrita na edição de 2019.

As inscrições para o Global Management Challenge 2019 vão estar abertas até finais de abril. Uma equipa formada por quatro estudantes do mestrado integrado em engenharia e gestão industrial da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) foi a primeira a inscrever-se na atual edição. Estreantes, esperam adquirir competências relevantes para os seu futuro profissional.

“Esperamos aplicar alguns dos conhecimentos adquiridos na universidade e aprender novos conceitos mais ligados à estratégia e gestão”, explica João Soares que juntamente com Rafael Marques, Filipe Prado e Xavier Marques, todos com 21 anos, formam esta equipa da FEUP. Acrescenta Rafael Marques que a reação positiva de colegas que integraram edições anteriores os motivou também a inscreverem-se.

Para já têm uma ideia muito clara quanto ao que poderão retirar desta participação. “A competição obrigar-nos-á a to- mar decisões que têm impacto no futuro de uma empresa virtual, portanto sentimos que com esta experiência podemos estar mais preparados na tomada de decisão que produza resultados mais eficazes, no nosso futuro profissional”, frisa Xavier Marques.

Estes jovens ambicionam vir a trabalhar na área da estratégia e gestão e encaram a competição como uma forma de consolidar conhecimentos na área. Na opinião de Filipe Prado, “o Global Management Challenge é mais do que um simples caso de estudo, pois envolve mentoria de uma empresa, simulação em tempo real e um trabalho contínuo ao longo de várias semanas”.

Bernardo Almada Lobo, do cente do departamento de engenharia e gestão industrial da FEUP, acompanha a prova há alguns anos. A sua ambição é que mais alunos integrem este desafio que na sua perspetiva “é um programa importante para a construção de mais uma ponte entre o mundo das universidades e das empresas Para os alunos é uma oportunidade de se aproximarem das empresas e testarem os seus conhecimentos e estratégias num ambiente complexo, dinâmico e altamente concorrencial”. Na prova os alunos têm de analisar situações, definir uma estratégia e tomar decisões.

Um processo que é desenvolvido em equipa exigindo organização e coordenação dos vários elementos, tal como acontece nas empresas reais. Por isso e para o professor, esta é uma experiência enriquecedora para alunos de engenharia, já que a gestão poderá representar uma função essencial na sua futura atividade profissional.

Jornalista/Expresso: Maribela Freitas
Foto: DR

Últimas Notícias

Patrocinadores

Apoios

Parceiros

Contacte-nos

Tem alguma questão? Envie-nos uma mensagem rápida, e respondemos o mais rápido possível.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt

Insira o texto para pesquisar e pressione Enter

Brasil_2018