SDG
EXPRESSO
SIC
|

Experiência formativa na área da gestão

in Expresso, 1 de Junho de 2019

Legenda da foto: Filipa Freitas (SDG) com os vencedores da competição académica e Sofia Salgado Pinto (Católica Porto).

Três das 30 equipas que participaram no Católica Porto Management Challenge, integram a edição de 2019 da competição.

Cerca de 130 alunos distribuídos por 30 equipas, participaram em mais uma edição do Católica Porto Management Challenge. Trata-se de uma competição em meio académico que utiliza uma versão mais antiga do simulador do Global Management Challenge e as três equipas que obtiveram os melhores resultados, integram a edição de 2019 da prova a nível nacional.

Este programa formativo, organizado pela SDG, cuja nona edição terminou no final de abril, contou com alunos desde a área da gestão à engenharia e desde a licenciatura aos cursos executivos, da Universidade Católica Portuguesa do Porto. Como explica Sofia Salgado Pinto, diretora da Católica Porto Business School, “os alunos apreciam esta oportunidade formativa e geralmente querem voltar a participar no ano seguinte porque é preciso experimentar para aprender e esta é uma das situações em que se aprende pela experiência”.

Na sua opinião e neste evento que obedece às mesmas etapas (primeira e segunda volta e final) do Global Management Challenge, os alunos “têm a oportunidade de ver a realidade do mercado, aprendem a trabalhar em equipa e a tomar decisões com pessoas de diversas experiências e áreas”. É que as equipas englobam estudantes de primeiro ciclo, mestrados e formação executiva.

Cenário internacional

A partir daqui as três melhores equipas transitam para a prova nacional. “Continuam neste caminho de experiência em que estão a competir num mercado mais amplo e logo mais competitivo e com formas de decisão diferente e já obtiveram bons desempenhos.” A docente lembra aqui alguns alunos oriundos da Católica Porto que já venceram finais nacionais da competição nacional e representaram o país internacionalmente.

João Diogo, Sara Rijo, Benedita Azevedo, António Pinto e Paulo Silva, estudantes do mestrado em gestão, fazem parte da equipa que venceu esta edição do Católica Porto Management Challenge. “O mestrado já é prático, mas este exercício fundamenta ainda mais o que aprendemos ao longo do ano e ajudou-nos a perceber o nosso impacto numa empresa. Estudamos matérias em várias disciplinas em separado e aqui juntámo-las todas”, explica João Diogo, chefe da equipa vencedora.

Depois de terem vencido em contexto académico a expectativa é chegar à vitória também a nível nacional. “Já participei anteriormente e considero que o Global Management Challenge é muito mais competitivo.

Mas agora que estou a fazer o mestrado, sinto-me mais preparado e penso que podemos chegar mais longe, à final nacional. É um objetivo muito alto, mas considero que a equipa tem capacidade para isso”, explica João Diogo. Sendo estudantes de gestão, iniciativas como esta podem vir a ter um impacto positivo no seu futuro profissional. Segundo este chefe de equipa “dá vantagens no mercado de trabalho em relação a quem não participou, já que temos uma compreensão geral da empresa e quando chegamos a uma organização temos algo que outros candidatos não têm”. Em segundo lugar nesta iniciativa académica ficou uma equipa formada por quatro estudantes do Programa Intensivo de Gestão, liderada por Luís Faustino. Na avaliação que faz destas simulações de gestão revela que são uma oportunidade para trabalhar em equipa e observar o comportamento de diversas variáveis.

Da prova para a vida real

“Colocamos em prática aquilo que aprendemos e considero que é extremamente útil para a nossa vida pessoal e para quem já está no mercado de trabalho, sentimos isso. Há decisões que tomamos e aspetos com que lidamos na competição que conseguimos extrapolar para o nosso dia a dia e atividade profissional”, refere o chefe desta formação.

Na perspetiva de Luís Faustino a participação na prova nacional é mais uma oportunidade de aprendizagem na área da gestão. “Vamos corrigir alguns erros que possamos ter cometido durante esta fase, respondendo às tendências do mercado e tomado decisões que se lhe adequem e estamos sempre disponíveis para aprender coisas novas”.

A terceira posição foi para quatro alunos de direito, gestão e economia. “Aprendemos a mexer com balanços, demonstrações de resultados e a perceber como é que as nossas decisões tem impacto no mundo real e na concorrência”, conta José Coutinho, chefe desta formação. Ao longo deste processo tiveram ainda de gerir expectativas e fazer previsões sobre o que poderiam esperar das outras equipas.

Estreantes nas simulações de gestão, estes alunos aprenderam também a “gerir emoções e pressões”, explica José Coutinho. No Global Management Challenge querem “melhorar processos, ser mais eficientes e a vontade é ganhar a final nacional”. Sabe que juntamente com a sua equipa vão ter de lutar para mostrar o que valem perante uma concorrência com mais experiência. Mas não tem dúvidas que podem estar à altura e que o caminho agora é sempre em frente.

Classificação após a 2.ª decisão – 1.ª volta (clique aqui)

LUTA PELA LIDERANÇA

Esta semana, as 200 equipas que estão a participar na primeira volta da edição de 2019 do Global Management Challenge tomaram a sua segunda decisão, o que teve como consequência mudanças na liderança de grupos. Apenas 11 grupos mantiveram a mesma formação na chefia, já que os restantes 21 contam agora com novos líderes. Como faltam ainda três decisões, o mais provável é que o assalto às lideranças continue já na próxima semana. No que respeita a empresas com mais chefias de grupos, surge a Caixa Geral de Depósitos em primeiro lugar, com cinco. A Fujitsu, Staples Portugal, EDP e Católica Porto são as entidades que se seguem, tendo obtido três lideranças cada uma.

Jornalista/EXPRESSO: Maribela Freitas
Fotógrafo/EXPRESSO: Rui Duarte Silva

Últimas Notícias

Patrocinadores

Apoios

Parceiros

Contacte-nos

Tem alguma questão? Envie-nos uma mensagem rápida, e respondemos o mais rápido possível.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt

Insira o texto para pesquisar e pressione Enter

Banner_bg_alternativoiscte_2019