SDG
EXPRESSO
SIC
|

Eficácia do trabalho de equipa em análise

in Expresso, 19 de Dezembro 2015.

Oito formações da Portugal Telecom partilharam a sua experiência no Global Management Challenge 2015 e aprenderam mais sobre o seu desempenho.

A Portugal Telecom juntou oito das suas equipas formadas por trainees, para partilharem a sua experiência durante a edição de 2015 da competição. Durante a sessão, António Caetano e Ana Passos, professores do ISCTE-IUL que há mais de dez anos estudam o comportamento das equipas no Global Management Challenge, analisaram o desempenho destes jovens e apontaram aspetos que podem aplicar no seu dia a dia.

Para os elementos destas formações a passagem pela prova foi positiva. Todos a avaliaram como uma aprendizagem e foram críticos no que correu mal. Analisar melhor as variáveis presentes no desafio, aprimorar a definição da estratégia a aplicar e não decidir por intuição nem desleixar pormenores, são pontos que consideram necessário limar. Ouviu-se mesmo na sessão por parte de um participante que “gerir é algo de complexo”. Na generalidade as formações salientaram como positivo o trabalho em equipa desenvolvido, a partilha de conhecimentos e a tomada de decisão por consenso.

António Caetano e Ana Passos fizeram uma análise comparativa do desempenho destas formações. O objetivo foi analisar a eficácia do trabalho em equipa, aprofundando esta experiência para que os jovens possam levar esses ensinamentos para dentro da empresa. Mais do que aspetos a melhorar, os investigadores mostraram caminhos a percorrer. Na competição, os participantes estão perante a resolução de problemas complexos e lidar com a complexidade requer trabalho conjunto.

António Caetano realçou a importância de ter equipas multidisciplinares. “O consenso é importante quando já houve divergência”, frisou.

As equipas não devem ficar fechadas em si e é benéfico fomentar relações com os seus pares.

Jornalista: Maribela Freitas

Fotógrafo: Luís Coelho

Últimas Notícias

Patrocinadores

Apoios

Parceiros

Contacte-nos

Tem alguma questão? Envie-nos uma mensagem rápida, e respondemos o mais rápido possível.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt

Insira o texto para pesquisar e pressione Enter

Felposexpresso