Aposta na inovação para manter o foco

in Expresso, 18 de julho de 2020

Legenda da Foto: José Gonçalves, presidente da Accenture Portugal, na final nacional da edição de 2019 da competição

A Accenture Portugal não só apoia a participação de equipas como tem assumido o papel de parceira tecnológica do Global Management Challenge.

A organização da competição, em parceria com a Accenture Portugal, reformulou a forma como os participantes interagem com o simulador do Global Management Challenge. A mudança ocorreu no final do ano passado e esta é a primeira edição completa em que as equipas utilizam as novas funcionalidades ao seu dispor.

“Foi um desafio muito interessante, que abraçámos com muito gosto. A Accenture apoia o Global Management Challenge desde 1989, vimos a competição tornar-se na referência que é, mas a mudança e a capacidade de adaptação também fazem parte do seu sucesso”, explica José Gonçalves, presidente da Accenture Portugal. O desafio apresentado à multinacional consistia em repensar toda a experiência digital da área de jogo da plataforma para que deixasse de ser apenas uma área de submissão de ficheiros e se tornasse numa verdadeira ferramenta de gestão estratégica.

“A intervenção da Accenture consistiu em redesenhar tudo o que são os touchpoints dos utilizadores com a ferramenta, como, por exemplo, as áreas de consulta das equipas e respetivos rankings, a submissão das decisões de jogo, a revisão de todos os fluxos e criação de novas áreas de consulta, dashboards (conjunto de indicadores de gestão apresentados de forma gráfica) e timeline de eventos”, explica Pedro Pombo, responsável pela área Interactive da Accenture Portugal. Acrescenta que estiveram também “envolvidos na definição da experiência e processos, bem como na implementação da solução para integração com o ‘motor’ da competição”.

Experiência renovada

A experiência dos participantes é agora mais intuitiva, oferece todas as informações necessá­rias durante o decorrer da prova e permite-lhes em tempo real o acesso aos dados necessários para a tomada de decisões. “O simulador oferece uma experiência imersiva, que se traduz na forma como a informação é disponibilizada, permitindo, por exemplo, um contributo ativo de todos os elementos das equipas”, salienta Pedro Pombo.

Além de Portugal, a Accenture já patrocinou a competição em países como a China e a Polónia.

João Matoso Henriques, CEO da SDG, explica que “o simulador tem evoluído ao longo dos últimos 40 anos de forma segura e ponderada, já que a reputação da competição está associada à fiabilidade e confian­ça que os participantes têm nele e qualquer melhoria é sempre muito bem pensada e planeada. Tendo em conta o cenário atual de digitalização e do seu impacto no mundo empresa­rial, decidimos que o simulador necessitava de ser remodelado do ponto de vista da interação com os utilizadores. Queríamos que a experiência de participação fosse mais condizente com os padrões aplicacionais ­atuais”. A Accenture Portugal foi a primeira e única escolha para este processo. “A forte relação que já existia saiu ainda mais reforçada, pois introduzimos uma nova dimensão na já longa parceria. A partir de agora, o nosso principal simulador é em parte desenvolvido pela Accenture. A ideia é esta nova faceta ser ainda reforçada no futuro, envolvendo a Accenture na evolução tecnológica do simulador em si”, salienta João Matoso Henriques.

Neste desafio, estudantes e quadros desenvolvem novas capacidades num ambiente realista.

Além desta área técnica, a multinacional patrocina a competição em Portugal e já o fez noutras geografias, como China, Angola, República Checa e Polónia. Em território nacional e na atual edição está a apoiar 20 equipas de estudantes e quadros, distribuídas pelas duas edições da primeira volta. Para já, conta com a presença garantida de três equipas na segunda volta. No que respeita aos quadros, e para José Gonçalves, “esta iniciativa é uma excelente maneira de promover as competências dos colaboradores a nível de estratégia e gestão, bem como o desenvolvimento de competências de negócio como liderança, negociação, tomada de decisões e trabalho em equipa. Permite também uma maior perceção sobre o funcionamento global de uma empresa e da tomada de decisões fora das suas zonas de conforto. É um momento único de formação, que garante uma componente lúdica e ao mesmo tempo estimulante”.

Adquirir novas competências

Nesta edição, a multinacional conta com equipas especiais formadas por estudantes do ensino superior que fazem parte do programa Accenture Student Ambassador. “Os dois programas têm objetivos muito idênticos, e para estes estudantes podem ser complementares até. Os objetivos passam por dotá-los de ferramentas relacionais e de gestão de forma a proporcionar uma experiência enriquecedora e aproximar estes jovens do mercado profissional, nomeadamente ao interagirem com os quadros da Accenture em Portugal”, explica José Gonçalves. Durante um ano este grupo tem a oportunidade de enriquecer o currículo através da participação em diversas atividades, formações, imersão na Accenture, entre outros aspetos. Este ano, uma das vantagens de pertencer ao programa foi o convite para participar neste desafio. Para o presidente da Accenture Portugal, “o Global Management Challenge é uma competição de grande relevo, pois leva os participantes a aprenderem mais, a adquirirem novas capacidades e a fazerem-no num ambiente prático e muito próximo da realidade corporativa da Accenture”.

EQUIPAS APURADAS

Esta semana, com a tomada da quinta e última decisão, terminou a 1ª edição da 1ª volta do Global Management Challenge 2020 e estão apuradas 32 das 64 equipas que irão disputar a 2ª volta da prova, agendada para dezembro. O nome das equipas que transitam para a próxima etapa está publicada na tabela anexa.

Consulte a Classificação Final da Primeira Edição da Primeira Volta do Global Management Challenge 2020: (clique aqui)

Jornalista/Expresso: Maribela Freitas
Foto: D.R.

 

Últimas Notícias

Patrocinadores

Apoios

Organização

Contacte-nos

Tem alguma questão? Envie-nos uma mensagem rápida, e respondemos o mais rápido possível.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt

Insira o texto para pesquisar e pressione Enter

alejandroestud