SDG
EXPRESSO
SIC
|

Alunos do secundário experimentam simulador

in Expresso, 18 de Maio de 2019

Legenda da foto: Pedro Patacho (CMO), com as três equipas vencedoras e João Matoso Henriques (SDG)

Cerca de 150 estudantes de Oeiras integraram uma iniciativa pioneira que lhes permitiu saber como é competir no GlobalManagement Challenge.

A competição de estratégia e gestão chegou ao ensino secundário. É que a SDG em conjunto com a Câmara Municipal de Oeiras (CMO) organizaram a primeira edição do Teen Management Challenge, um desafio onde alunos de três escolas do concelho tiveram a oportunidade de aprender a gerir uma empresa.

Integraram esta experiência pioneira 146 alunos dos cursos de ciências socioeconómicas e dos cursos profissionais de gestão, distribuídos por 40 equipas. Vivenciaram uma competição em tudo semelhante ao Global Management Challenge, mas numa versão mais simplificada.

“É o mesmo simulador que utilizamos a nível nacional, com menos complexidade para que os alunos do secundário possam participar. Estamos a falar de alunos do 10, 11 e 12º anos de escolaridade e os do 12º ano que competem aqui, no próximo ano letivo irão estar na faculdade e ficam com acesso garantido à competição nacional, onde quer que estejam a estudar”, garante João Matoso Henriques, CEO da SDG.

Para Pedro Patacho, vereador da educação da CMO “é preciso ter mais contacto com situações reais ou próximas da realidades, em que os processos de aprendizagem sejam mais autónomos, menos ancorados na acumulação de informação e mais assentes na construção de conhecimentos em contexto, através da superação de desafios e da resolução criativa de problemas, preferencialmente em equipa”. Acrescenta que “o Teen Management Challenge cumpre estes requisitos e é por isso que acreditamos ser uma experiência importante para os alunos”. Tal como acontece na prova nacional, estes alunos tiveram de tomar decisões de gestão sobre os destinos da sua empresa durante cinco trimestres e cada uma das três escolas teve uma competição e uma equipa vencedora.

Bernardo Luís é o chefe da equipa Friends que venceu pela Escola Secundária Camilo Castelo Branco. Acredita que projetos como estes podem ser muito úteis para o futuro dos alunos que nele participam. Já Alice Santos, líder da equipa The Grinders, vencedora da Escola Secundária Luís de Freitas Branco revela que “foi uma excelente oportunidade para pôr todas as nossas capacidades à prova e conhecimentos em prática”. Inês Estácio, chefe da equipa Dadi que venceu pela Escola Secundária Sebastião e Silva, defende que “este tipo de concurso leva–nos mais além do que aquilo que aprendemos nas aulas e mostra-nos um bocadinho do mundo real”. Os vencedores vão ter como prémio a visita a um parque empresarial internacional.

Veja a reportagem SIC: (clique aqui)

Jornalista/EXPRESSO: Maribela Freitas
Fotógrafo/EXPRESSO: José Fernandes

Últimas Notícias

Patrocinadores

Apoios

Parceiros

Contacte-nos

Tem alguma questão? Envie-nos uma mensagem rápida, e respondemos o mais rápido possível.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt

Insira o texto para pesquisar e pressione Enter

ruibarrosBanner_bg_alternativo