SDG
EXPRESSO
SIC
|

Estudantes de 21 países testaram simulação de estratégia e gestão

in Expresso, 22 de Julho 2017

Legenda: Jovens do campo de verão durante a tomada de decisão

No início deste mês, 203 jovens de 27 regiões russas e de mais 20 países experimentaram gerir uma empresa.

A Russian Presidential Academy of National Economy and Public Administration (Ranepa) e o Governo da república do Tartaristão organizaram no início deste mês, em Kazan, um campo de verão para estudantes universitários. Entre palestras e demais atividades académicas, jovens oriundos de 27 regiões russas e de mais 20 países, testaram as suas capacidades de gestão e liderança numa sessão do Global Management Challenge.

Este campo de verão que decorreu entre 7 e 20 deste mês é, segundo a Ranepa, um projeto educacional e internacional para estudantes, onde assistiram a conferências e sessões interativas com cientistas russos e estrangeiros, membros do governo e homens de negócios. O objetivo é criar uma plataforma de comunicação entre jovens talentosos e potenciar a formação de uma nova geração de elite intelectual.

Neste âmbito e nos primeiros dias do evento “testámos o Global Management Challenge nos participantes para melhorarem as suas competências de gestão e mergulhá-los no ambiente empresarial”, explica Vyacheslav Shoptenko, membro da Ranepa, entidade que na Rússia organiza a competição. Os 203 jovens que integraram a simulação foram divididos em 40 equipas distribuídas por oito grupos. Tiveram de tomar decisões sobre a vida das suas empresas e de obter o melhor valor de desempenho da sua estrutura empresarial.

Aprender a gerir 
num contexto global

Regina Valeeva, estudante da Universidade Federal de Kazan, contou em relação a esta atividade que “não foi fácil no início e penso que para muitos foi a primeira vez que utilizaram esta simulação. Percebemos que tínhamos de analisar a situação que tínhamos pela frente com muita informação e foi uma grande experiência, mais ainda com tantos estrangeiros presentes, com pontos de vista diferentes”. Na prática, e em resumo, estes estudantes levam desta iniciativa “um maior entendimento do que se passa numa empresa e treinaram competências”, frisa Vyacheslav Shoptenko. Estiveram apenas perante um dia de competição e muitos dos participantes não tinham conhecimentos económicos. Mas o organizador local acredita que neste processo tiveram a oportunidade de entender os fatores básicos do sucesso empresarial e de trabalhar com estudantes estrangeiros.

Para a organização russa foi também uma oportunidade para apresentar este desafio a um público mais vasto na esperança de vir a cativar mais interessados em integrar a prova a nível nacional.

Depois deste evento a simulação do Global Management Challenge vai ainda ser utilizada em mais uma iniciativa, desta vez trata-se do festival da juventude que se realiza na Rússia em outubro e que vai juntar mais de 200 mil pessoas de 150 países. Será mais uma oportunidade de mostrar as potencialidades destas ferramenta formativa a um público jovem.

Ver o artigo publicado no Expresso: clique aqui

Jornalista/Expresso: Maribela Freitas

Últimas Notícias

Patrocinadores

Apoios

Parceiros

Contacte-nos

Tem alguma questão? Envie-nos uma mensagem rápida, e respondemos o mais rápido possível.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt

Insira o texto para pesquisar e pressione Enter

25_07_2017_noticia_sicUBI