Programa de formação na área da gestão empresarial

in Expresso, 9 de Maio 2020

Três equipas do ensino secundário destacaram-se na segunda edição do Teen Management Challenge Oeiras e vão agora integrar a competição a nível nacional.

A SDG e a Câmara Municipal de Oeiras (CMO) realizaram este ano a segunda edição do Teen Management Challenge, uma competição que envolve alunos do ensino secundário e utiliza uma versão mais antiga do simulador do Global Management Challenge. Terminou em abril, com a participação de 217 alunos de cinco escolas do concelho, distribuídos por 51 equipas. As três melhores formações vão agora integrar a edição nacional da prova de gestão. “Este é um programa pioneiro, lançado há dois anos, e que permitiu a jovens do ensino secundário do concelho de Oeiras, em regime extracurricular, terem acesso a uma plataforma que estava disponível apenas a universitários e colaboradores de empresas”, explica João Matoso Henriques, CEO da SDG.

Para Pedro Patacho, vereador da Educação da CMO, esta iniciativa “aproxima as escolas do mundo empresarial, e o objetivo é estimular e ajudar os alunos do ensino secundário a compreenderem melhor os desafios de gerir uma empresa, identificar os fatores decisivos para o seu sucesso, valorizar a importância do trabalho colaborativo e adquirir competên­cias empreen­dedoras”. Com este desafio “consolidam conhecimentos, desenvolvem aptidões de gestão de conflitos, comunicação e trabalho em equipa. Esta experiência poderá ser determinante para os alunos que prossigam os seus estudos nas áreas de gestão empresarial, economia e empreendedorismo ou que pretendam criar o seu próprio negócio”. Neste desafio, os alunos desenvolvem aptidões de gestão de conflitos, comunicação e trabalho em equipa

A prova decorreu online e teve três equipas vencedoras, uma da área de Carnaxide, outra de Paço de Arcos e mais uma de Oeiras. Vão agora integrar a edição de 2020 da prova nacional. “No Global Management Challenge a fasquia é mais elevada, e com isso pretendemos mostrar o nosso valor e pôr em prática os conhecimentos adquiridos”, revela Raul Gomes, líder da equipa vencedora de Paço de Arcos. Para Inês Estácio, chefe da equipa vencedora de Oeiras, a próxima etapa é “mais competitiva e complexa”. Maria Aguiar, líder da equipa que venceu em Carnaxide, conta que “vamos dar o nosso melhor e aproveitar esta experiência única”.

Jornalista/EXPRESSO: Maribela Freitas
Foto: DR

Últimas Notícias

Patrocinadores

Apoios

Organização

Contacte-nos

Tem alguma questão? Envie-nos uma mensagem rápida, e respondemos o mais rápido possível.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt

Insira o texto para pesquisar e pressione Enter

Pavel Kirbyatevfoto de grupo