SDG
EXPRESSO
SIC
|

Uma simulação que expõe a realidade empresarial

in Expresso, 13 de Outubro de 2018

Legenda da Foto: Nuno Canada Alves aplica no dia a dia da Gopack o que aprendeu na competição

O contacto com o Global Management Challenge deu a Nuno Canada Alves ferramentas que o auxiliam na gestão diária da sua empresa

A pressão da tomada de decisão e a necessidade de solucionar problemas foram algumas das experiências vivenciadas por Nuno Canada Alves no Global Management Challenge e que o ajudam na gestão diária da Gopack, um negócio de viagens que criou no início do ano.

Com 25 anos, Nuno Canada Alves é fundador e CEO da Gopack, uma empresa que funde consultoria e agência de viagens. O objetivo passa por responder às necessidades particulares dos viajantes, sem pacotes pré-feitos, em que o cliente tem uma experiência personalizada de uma viagem desenhada à sua medida.

Antes de se lançar no mundo dos negócios, este empreendedor, licenciado em ciência política e relações internacionais e com mestrado em international business, passou por um curto estágio na SDG, onde observou o desenrolar de uma final internacional da competição e testou a metodologia do Global Management Challenge. Na edição de 2016, já que fazia parte da organização, pode apenas integrar uma equipa na fase de treino em que os participantes podem experimentar o simulador, testar estratégias e vivenciar o que é a competição, antes do seu arranque formal. “Foi bastante impactante e deu-me uma visão sem igual. É uma ferramenta complexa, mas intuitiva que nos transporta para um cenário muito próximo da realidade”, frisa Nuno Canada Alves. Nesta experiência, conta, aprendeu que a coesão e coerência da equipa são primordiais para o futuro de qualquer ato de gestão. “A realidade vivida no momento da decisão, em cada ronda, põe à prova a nossa sensatez e capacidade de lidar com a pressão. São trâmites cruciais e essenciais à realidade de uma startup, onde as partes envolventes do Global Management Challenge, desde o espírito de equipa, à pressão e necessidade de solucionar problemas foram e são parte integrante da Gopack”, salienta.

Na visão de Nuno Canada Alves, simuladores como este dão uma visão da realidade que dificilmente é transmitida em pleno pela formação académica. “Para quem pretende iniciar a sua própria empresa considero-o indispensável porque não existe nenhum produto no mercado que nos dê uma visão tão nítida do mundo empresarial e isso é crucial para atenuar determinados erros que são inevitáveis e prevenir outros desnecessários que são fruto da inexperiência”, finaliza.

As inscrições para a segunda edição da primeira volta da edição de 2018 da prova vão estar abertas até dia 15. Para mais informações consultar www.globalmanagementchallenge.pt

Jornalista/Expresso: Maribela Freitas
Fotógrafo/Expresso: Ana Baião

Últimas Notícias

Patrocinadores

Apoios

Parceiros

Contacte-nos

Tem alguma questão? Envie-nos uma mensagem rápida, e respondemos o mais rápido possível.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt

Insira o texto para pesquisar e pressione Enter

Untitled