Prova ensina a trabalhar em equipa

In Expresso, 18 de Julho 2015

A Munditransfers está a participar pela primeira vez nesta competição de estratégia e gestão e conta com uma equipa de universitários na segunda volta.

A aposta da Munditransfers na sua primeira participação no Global Management Challenge recaiu nas equipas de estudantes. Uma opção que, segundo Pedro Sousa Moraes, diretor geral da empresa, se deveu à vontade de contribuir para a formação da população universitária.

Das duas equipas de estudantes apoiadas pela Munditransfers, apenas uma se qualificou para a segunda volta, agendada para setembro. A expectativa por parte da empresa que a apoia é que esta formação chegue o mais longe possível. Contudo, estar presente na segunda volta é já uma vitória, tendo em conta que das 416 equipas que começaram a competir na atual edição do Global Management Challenge, apenas 64 continuam na corrida para o título de campeão nacional. “Esta prova coloca os estudantes a pensar de uma forma que o estudo não consegue alcançar”, explica Pedro Sousa Moraes. Isto porque os participantes acabam por ter contacto com a realidade das empresas, algo que as universidades, por melhor que seja o seu ensino, não conseguem transmitir na integra. “A participação ajudará na integração destes estudantes no mercado de trabalho e abrir-lhes-á horizontes”, salienta.

Outro aspeto desenvolvido pela competição e salientado pelo diretor geral da Munditransfers é o trabalho em equipa, que é valorizado pelas empresas. “Hoje em dia nenhuma empresa trabalha sozinha ou só com uma pessoa, há várias pessoas a fazer parte da equação e cada vez mais é necessário saber trabalhar em conjunto”, frisa.

A parte prática e estratégica de uma empresa, a tomada de decisões e a presença de diversas áreas a gerir são elementos contidos neste desafio, permitindo aos participantes adquirirem flexibilidade, desenvoltura, dinamismo e proatividade.

Na perspetiva de Pedro Sousa Moraes, são ainda trabalhadas nesta prova competências como a liderança, planeamento, inovação, organização e fluidez de atos e decisões, que os estudantes irão utilizar no seu futuro profissional.
Maribela Freitas

Últimas Notícias

Patrocinadores

Apoios

Organização

Parceiro Universitário

Contacte-nos

Tem alguma questão? Envie-nos uma mensagem rápida, e respondemos o mais rápido possível.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt

Insira o texto para pesquisar e pressione Enter

Miguel Barata e Helena Picão com António Ramalho (Presidente da IP) e os colegas de equipa Diogo Monteiro, Teresa Gonçalves e Nuno Santos 
FOTO TIAGO MIRANDA20140919003526_IMG_0571