SDG
EXPRESSO
SIC
|

Liderar uma empresa numa simulação de gestão

In Expresso, 20 de Maio 2017

Legenda da Foto: Alexei Koslovsky, Ana Catarina Pereira e Teresa Caldeira (equipa) com Maria João Freitas e João Ortigão Costa (CGD)

Com o apoio à inscrição de cinco equipas de quadros na prova, a Caixa Geral de Depósitos quer que os seus colaboradores desenvolvam competências na área da estratégia e gestão.

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) participa no Global Management Challenge desde 1999. Desde essa altura 1131 dos seus colaboradores já estiveram envolvidos nesta iniciativa que para o banco funciona como uma ação de formação. Na atual edição vai apoiar cinco equipas de quadros oriundos de diversos departamentos. “A prova é encarada como uma ferramenta de formação onde se podem trabalhar competências de gestão, análise de indicadores, ver o funcionamento da empresa e desenvolver o trabalho de equipa”, explica João Ortigão Costa, gestor de formação da Academia da CGD que internamente gere o processo de participação nesta iniciativa.

Maria João Freitas, subdiretora na direção de gestão e desenvolvimento de pessoas acrescenta que até agora o balanço do envolvimento na prova é positivo tendo em conta o feedback dos colaboradores e a transposição que fazem para a realidade do dia a dia, uma vez que este desafio “cria agilidade na relação com os clientes e na resolução de problemas”. No banco as inscrições são abertas a quem queira aplicar algum do seu tempo nesta simulação. Depois as candidaturas são analisadas e selecionadas as que irão representar a CGD. Na edição de 2016 uma das suas equipas chegou à final nacional, um desempenho que já tinha sido alcançado em 2015.

Teresa Caldeira integra a equipa CGD One Team, One Dream, de que fazem ainda parte Ana Catarina Pereira e Alexei Koslovsky. Repetente na prova pela qual passou nos tempos de faculdade espera, no final deste processo, “desenvolver uma compreensão muito mais transversal sobre qual o impacto das decisões que tomamos na empresa e ir mais além do que já aprendi”. Já os seus colegas de equipa querem treinar a tomada de decisão e aprofundar o trabalho em equipa e futuramente transpor o que aprenderem para o seu local de trabalho.

Jornalista/Expresso: Maribela Freitas
Fotógrafo/Expresso: José Caria

Últimas Notícias

Patrocinadores

Apoios

Parceiros

Contacte-nos

Tem alguma questão? Envie-nos uma mensagem rápida, e respondemos o mais rápido possível.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt

Insira o texto para pesquisar e pressione Enter

FidelidadeAna Passos_António Caetano