SDG
EXPRESSO
SIC
|

Entender as empresas em concorrência

Legenda: Helena Laymé, Helena Almeida, Maria José Figueira, Pedro Cilínio e Miguel Ferreira, da equipa IAPMEI com Jorge Marques dos Santos

In Expresso, 24 de junho 2017

Os quadros do IAPMEI encaram a prova como um exercício prático sobre o mundo dos negócios.

O IAPMEI-Agência para a Competitividade e Inovação é uma presença assídua no Global Management Challenge com o apoio que dá a PME que querem participar com equipas na competição. Este ano inovou no seu envolvimento neste desafio e apoiou uma equipa de quadros, para que os seus colaboradores possam ganhar novos conhecimentos e um relacionamento mais próximo com as práticas diárias da gestão empresarial.

Pedro Cilínio lidera uma equipa de mais quatro quadros do IAPMEI, com formações variadas em áreas como engenharia e gestão industrial, marketing, economia, gestão e auditoria e idades compreendidas entre os 41 e 48 anos. Explica que foram desafiados internamente a integrar esta iniciativa e foi possível formar uma equipa com valências complementares e grande experiência em diversas áreas ligadas à atividade empresarial.

“A motivação para participar surgiu por este desafio ser uma abordagem inovadora à gestão que permite desenvolver competências de trabalho em equipa e aplicar conhecimentos e experiências num contexto empresarial que embora simulado, não deixa de ter uma vertente competitiva aliciante e desafiadora”.

Atitudes imprevistas

Da participação os cinco elementos fazem um balanço positivo, embora a sua equipa não se tenha qualificado para a segunda volta. Neste processo aprenderam que o mais imprevisível é “o comportamento dos restantes concorrentes e a influência que as suas decisões têm nos resultados da empresa”, refere o chefe de equipa.

Construir um abordagem estratégica consistente, estando atento aos sinais do mercado para corrigir eventuais falhas de atuação é ainda, acrescenta, algo que esta prova ensina de forma continuada.

“Tínhamos a noção de que a tomada de decisão teria de ser rápida e com base em informação incompleta e encarámos esta dificuldade como um aspeto que vem reforçar a aproximação desta simulação ao contexto real”, frisa o líder da equipa. Na sua perspetiva grande parte das decisões das empresas têm de ser tomadas em situações que não são ideais e esse foi também um desafio, contido nesta competição, que os motivou. Tentaram contornar as dificuldades encontradas antecipando o comportamento das outras equipas e adaptando as decisões aos resultados, sem se desviarem da estratégia inicialmente delineada.

O tempo disponível para processar resultados, construir as decisões e conciliar agendas face ao calendário do jogo, foram ainda variáveis com que tiveram de lidar. “À semelhança do que acontece nas empresas, a tomada de decisão não se compadece com momentos ideais ou com a presença de todos os elementos da direção”, refere. Sempre que necessário os elementos disponíveis assumiram as decisões a tomar com a solidariedade de toda a equipa.

Para quadros que trabalham num organismo que é responsável por promover a competitividade e crescimento empresarial a aprendizagem obtida no Global Management Challenge é “bastante útil”, frisa Pedro Cilínio. Como participante na competição e quadro do IAPMEI acredita que a participação das PME nesta competição pode ser muito vantajosa, particularmente se for feita por formações mistas que juntem quadros e estudantes.

“A partilha de experiências, o contacto com novas realidades e diferentes abordagens para os problemas pode traduzir-se de facto em novas oportunidades de melhoria para as PME”.

Uma ideia partilhada por Jorge Marques dos Santos, presidente do conselho diretivo do IAPMEI. A opção de apoiar equipas oriundas de PME visa promover a sua competitividade e crescimento empresarial.

“É um exercício formativo de gestão e estratégia empresarial em ambiente de simulação real que lhes poderá ser útil.Idealmente todos os empresários deveriam ter a oportunidade de ‘treinar’ a gestão, o que às vezes não acontece”, afirma.

Alargar horizontes

Ciente de que as vantagens são várias para as PME, Jorge Marques dos Santos quis estender e partilhar essa aprendizagem com alguns dos seus quadros que têm experiência no acompanhamento de projetos e estratégias empresariais que abrangem todos os sectores de atividade e têm uma necessidade constante de atualização e treino nesta área.

Ao fim de cinco semanas de decisões em que as equipas estiveram envolvidas, Jorge Marques dos Santos espera que os seus quadros tenham agora um ainda melhor entendimento do ambiente empresarial no seu contexto concorrencial, permitindo uma abertura para novas abordagens à tomada de decisão e suas implicações e compreensão acrescida da importância de resposta atempada às questões que se colocam, muitas vezes sob pressão, como acontece no mundo empresarial.

“Acresce que a participação multidisciplinar vai aumentar o grau de conhecimento de outras componentes da gestão que ultrapassam aquelas a que estão habituados no seu trabalho diário individual”, finaliza o presidente do IAPMEI.

A primeira edição da primeira volta do Global Management Challenge 2017 terminou esta semana e das 240 equipas que a integraram, apenas 30 foram selecionadas para a segunda volta, agendada para setembro.

O nome das equipas que continuam em prova é divulgado no quadro publicado em anexo.

Em julho começa a segunda edição da primeira volta, uma novidade incluída na atual edição desta competição.

Classificação final
1ª Volta – 1ª edição

1º LUGAR
Intrum Justitia/Jpme
IEFP/All Stars
Indra/Jap
Intrum Justitia/Narcos
Staples/Os Magos
Intrum Justitia/Caritas
ISTMC/EDP Onze Letras
Konica Minolta/Dream Team
Konica Minolta/Mcmanagers
Konica Minolta/123Quatro
ISEG MC/New Wonders
IEFP/Ubi/Kekistan
IT Sector/Puzzels
Millennium bcp/Novafierce
Staples/Magic
IT Sector/Só Eu Sei
Accenture/Cgn
Staples/Vsc 4 Ever
Nos/Bring
It Staples/Freimunde
IT Sector/Lobitos
Nos/Logistics
Via Consulting/Rolitos
Católica Porto/4micro2win
CGD Master Plan
Zurich Intelligence
IAPMEI/Ftcarvalho – Jsi
TAP/Here2Win
Millennium Bcp/As Marias
IT Sector/Electrus

Veja o artigo publicado no Expresso clique aqui

VEJA AS CLASSIFICAÇÕES TOTAIS EM
WWW.EXPRESSO.SAPO.PT/ECONOMIA/WORLDGMC

Jornalista/Expresso: Maribela Freitas
Fotógrafo/Expresso: José Caria

Últimas Notícias

Patrocinadores

Apoios

Parceiros

Contacte-nos

Tem alguma questão? Envie-nos uma mensagem rápida, e respondemos o mais rápido possível.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt

Insira o texto para pesquisar e pressione Enter

SHI_7188Banner_bg_alternativo