SDG
EXPRESSO
SIC
|

Uma prova que mostra como é a vida das empresas

in Expresso, 23 de Junho

Legenda da foto (da esquerda para a direita): Fernando Machado, Pedro Fernandes, Manuel Monteiro, Paulo Rodrigues da Silva, Fernando Branco

Paulo Rodrigues da Silva, presidente da Euronext Lisbon, integrou a equipa que venceu a edição de 1987

O atual presidente da Euronext Lisboa, Paulo Rodrigues da Silva, participou no Global Management Challenge em 1987. Era na altura assistente na Universidade Católica Portuguesa (UCP) em Lisboa e com mais quatro amigos venceram a final nacional da competição e ficaram em segundo lugar na internacional. Realça do que viveu o trabalho em equipa desenvolvido, a experiência da tomada de decisão numa empresa e a vitória alcançada.

Licenciado em economia e com um MBA do Insead, Paulo Rodrigues da Silva conta, aos 54 anos, com uma longa carreira profissional entre Portugal e vários outros países, sendo agora o líder da bolsa de Lisboa. Há 31 anos, em 1987, a realidade era outra. Com 23 anos era assistente da UCP, bem como mais três dos seus colegas de equipa, e foi nessa altura que integrou a competição. “Havia uma tradição da universidade participar neste evento e achámos que íamos ganhar, que éramos capazes de implementar mecanismos mais científicos para vencer a prova.

Éramos um grupo de amigos, alguns de nós já tinham o gosto pela gestão e divertíamo-nos.” Acompanharam-no nesta aventura Fernando Machado, Fernando Branco, Manuel Monteiro e Pedro Fernandes. A equipa contou na altura com o patrocínio à participação da Fábrica Nacional de Ar Condicionado.

O sabor da vitória “Vencer foi fantástico. Quatro de nós vinham da área da economia e tínhamos bases mais matemáticas, e foi uma descoberta aplicar na prática coisas como a otimização da força de trabalho, vendas, preços.

Foi uma ótima experiência”, recorda o presidente da bolsa. Aos sábados de manhã, os cinco amigos reuniam-se na casa de um deles, Pedro Fernandes, o único com computador.

O colega Fernando Branco criou um modelo matemático para otimização de parâmetros das decisões e passavam parte do dia a definir o que fazer com a empresa que tinham para gerir. “Uma das razões por que considero que ganhámos foi porque trabalhávamos os números, aquilo não eram só palpites, otimizávamos ao limite o que era passível de ser automatizado, como o número de pessoas que iam trabalhar, a distribuição, entre outros. Foi uma experiência das bases do que são o tipo de decisões de uma empresa, em como algumas são mais técnicas e outras não”, revela Paulo Rodrigues da Silva.

Quanto ao que aprendeu, destaca ainda o facto de terem um problema para resolver, de ser necessário definir como o abordar, que métodos utilizar para o solucionar e depois ter uma métrica para medir resultados. Era na prática partir de decisões e ver como depois estas afetam o objetivo final.

Realça também o trabalho em equipa. “Éramos todos diferentes, uns mais analíticos e outros mais intuitivos e conjugar os diferentes espíritos numa equipa é algo que temos de fazer ao longo da vida”.

A pressão do tempo Na final internacional de 1987, o Global Management Challenge não tinha a dimensão atual, estando presente em mais de 30 países, e este evento foi disputado apenas por Portugal, Brasil, Espanha, Itália e Reino Unido.

A equipa de Paulo Rodrigues da Silva ficou em segundo lugar, atrás do Reino Unido. Nesta fase internacional, com menos tempo para a tomada de decisões do que a nível nacional, o antigo participante destaca que se aprendia também a trabalhar sobre pressão, algo que acontece no dia a dia.

A edição de 2018 está em curso, e com base na experiência vivida o presidente da Euronext Lisboa dá alguns conselhos às equipas para terem sucesso. Lembra que este é um esforço de equipa, há que ter atenção aos prazos, estar focado nos resultados, estudar e perceber como as decisões afetam esses mesmos resultados.

Classificação Final 1ª edição – 1ª volta (Consulte o PDF)

Jornalista/Expresso: Maribela Freitas

 

Últimas Notícias

Patrocinadores

Apoios

Parceiros

Contacte-nos

Tem alguma questão? Envie-nos uma mensagem rápida, e respondemos o mais rápido possível.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt

Insira o texto para pesquisar e pressione Enter

Banner_bg_alternativoequipas