SDG
EXPRESSO
SIC
|

Os desafios diários que a banca enfrenta

in Expresso, 28 de Outubro de 2017

Legenda: Paulo Macedo, diretor-geral da CGD, foi o orador de mais uma “Conversas com Sucesso” organizada pela rede Alumnigmc

A concessão de crédito, poupança e digitalização, são fatores que marcam a vida do sistema financeiro nacional

Paulo Macedo, CEO da Caixa Geral de Depósitos, foi o convidado de mais uma edição de “Conversas com sucesso”, organizada esta semana em Lisboa, pela rede Alumnigmc, formada pelos antigos participantes do Global Management Challenge. Em discussão estiveram os desafios que a banca nacional enfrenta e que para o orador passam pela necessidade de ir de encontro às expectativas dos portugueses em questões relacionadas com uma maior digitalização, atribuição de crédito e soluções de poupança.

Na análise que fez, Paulo Macedo afirmou que um dos desafios da banca passa por dar novas alternativas de aplicações, além das tradicionais, quer seja em fundos de investimento, seguros ou outros produtos de poupança, para que os clientes não fujam para o consumo. Lembrou ainda que o país reduziu o crédito o que resultou num menor endividamento e maior sustentabilidade. Contudo “os bancos têm de emprestar dinheiro para ter a sua atividade e assegurar o seu futuro e há atualmente capacidade de emprestar dinheiro a bons projetos, a quem tem oportunidades de mercado e quer investir e nós precisamos no país de muito investimento”.

Tornar os bancos mais rentáveis, dar uma melhor resposta a nível de custos e responder à crescente necessidade de digitalização são ainda aspetos a considerar. Neste último domínio frisou “que há clientes que não querem ir a uma agência, preferem utilizar o ATM ou o telefone e cabe-nos manter um conjunto de agências bancárias com boa cobertura, mas também oferecer disponibilidade a quem quer ter acesso 24 horas nos sete dias”.

E como as pessoas são fundamentais nas organizações, Paulo Macedo não deixou de salientar que iniciativas como o Global Management Challenge “fazem os participantes correrem riscos, exporem-se, aceitarem desafios e a trabalharem em equipa, competências que queremos nas nossas empresas”.

Classificação Final – 2ª Volta

Oito equipas na final

Com a tomada esta semana da quinta e última decisão da segunda volta da prova, as equipas que conseguiram atingir o topo dos seus grupos, foram apuradas para disputar a final nacional, agendada para 13 de novembro, em Lisboa. Destas oito equipas, cinco são formadas por quadros, duas por estudantes e uma é mista, ou seja, integra estudantes e quadros. Na final nacional terão de tomar cinco decisões de gestão e na última, a formação que tiver o melhor valor de desempenho, vencerá. Embora a final decorra a 13, só um dia depois, numa cerimónia em Lisboa, será revelado o nome do campeão do Global Management Challenge 2017 que irá representar Portugal na final internacional, em abril do próximo ano, no Dubai.

Jornalista Expresso: Maribela Freitas
Fotógrafo Expresso: José Caria

Últimas Notícias

Patrocinadores

Apoios

Parceiros

Contacte-nos

Tem alguma questão? Envie-nos uma mensagem rápida, e respondemos o mais rápido possível.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt

Insira o texto para pesquisar e pressione Enter

image001 (2)intrum_justitia_gmc