SDG
EXPRESSO
SIC
|

Desafios e oportunidades da economia nacional

in Expresso, 15 de Junho 2019

Legenda da foto: Pedro Siza Vieira, nas ‘Conversas Com Sucesso’

Pedro Siza Vieira, ministro-adjunto e da economia, foi o convidado de mais uma ‘Conversas Com Sucesso’, organizadas
pela rede AlumniGMC.

As ‘Conversas Com Sucesso’, organizadas pela rede AlumniGMC, formada pelos antigos participantes do Global Management Challenge, assumem-se como momentos de discussão sobre a atualidade nacional. Pedro Siza Vieira, ministro-adjunto e da economia foi o mais recente convidado deste evento e discursou sobre “os desafios e oportunidades da economia portuguesa”.

Referiu que vivemos um bom momento e há que continuar a apostar naquilo que faz o sucesso nacional, nomeadamente o talento e a inovação. Mais uma vez as ‘Conversas com Sucesso’, realizadas no início deste mês, em Lisboa, tiveram como anfitriã a Caixa Geral de Depósitos. Foi perante uma sala cheia que Pedro Siza Vieira afirmou que “a economia portuguesa está num bom momento, estamos pelo terceiro ano consecutivo a crescer acima da média europeia e estamos a fazê-lo em muito boas bases e devemos continuar a apostar naquilo que faz o sucesso da economia nacional neste momento, a aposta na qualificação das pessoas, na inovação e no nosso sistema científico e tecnológico. É isto que temos de continuar a apoiar no futuro, dando meios às empresas para investirem nestas vertentes”.

E se a economia vai bem na opinião do governante deve-se ao facto de as empresas estarem a fazer as coisas certas e os gestores e empresários terem um bom desempenho. No entanto, enfrentam desafios como a digitalização e automação, a transição energética e a concorrência internacional nos mercados. “Isso vai exigir outro tipo de qualificações de gestão e aquilo que pretendemos é que no próximo quadro comunitário de apoio possa haver recursos para apoiar a formação dos nossos empresários, existirem ofertas formativas que lhes permitam capacitarem-se para fazerem ainda melhor, num contexto que vai ser mais exigente”.

Quanto ao talento nacional, lembrou no evento que é isso que atrai empresas estrangeiras para Portugal. E que essas mesmas empresas quando pensam em instalar-se no país não encontram entraves à deslocalização de trabalhadores já que estes gostam do clima, estilo de vida e segurança que Portugal oferece. Já em relação aos portugueses considerou que “devem poder partir do país por escolha, à procura de novas oportunidades que foi o que sempre fizemos ao longo da nossa história. Devem partir porque querem e não porque o país não lhes dá uma oportunidade de trabalho enriquecedor com um nível salarial correspondente aquilo que são as suas aspirações e qualificações”. Frisou ainda que iniciativas como o Global Management Challenge abrem novas possibilidades, desenvolvem competências e é por isso que também está espalhada pelo mundo.
Reportagem SIC: (clique aqui)

Jornalista/Expresso: Maribela Freitas
Fotógrafo/Expresso: Nuno Botelho

Últimas Notícias

Patrocinadores

Apoios

Parceiros

Contacte-nos

Tem alguma questão? Envie-nos uma mensagem rápida, e respondemos o mais rápido possível.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt

Insira o texto para pesquisar e pressione Enter

banner_2017_bgParpública