SDG
EXPRESSO
SIC
|

A importância do interior no futuro do país

In Expresso, 23 de Março 2019

Jorge Coelho, antigo ministro e empresário que aposta no interior, foi o orador de mais uma Conversas com Sucesso, da rede AlumniGMC.

Legenda da foto: A conversa com Jorge Coelho foi dirigida pelo jornalista Henrique Monteiro

Uma maior coesão territorial e atração de jovens para o interior através do ensino, são pontos que na opinião de Jorge Coelho, vice-presidente do grupo Mota-Engil e administrador do grupo Vista Alegre, mental, que é termos uma sociedade em que cada cidadão tenha uma vida digna”. O que só acontece com um desenvolvimento unitário.

“Numa faixa de 40 quilómetros do mar para dentro concentra-se a larga maioria da população, emprego, atividade económica e riqueza”, lembrou. E é aqui que tem de se trabalhar. Jorge Coelho, é administrador da Queijaria Vale da Estrela que fundou em Mangualde, dando o exemplo de que é possível apostar fora do litoral e esteve envolvido no Movimento pelo Interior.

Aproveitou a palestra para apresentar algumas das medidas propostas por este movimento para transformar o país, abrangendo política fiscal, educação e ciência e ocupação do território. São disso exemplo a proposta de deslocalizar 25 serviços públicos de Lisboa, que correspondam a um mínimo de 100 funcionários por cada serviço, para cidades do interior.

Ao nível da educação, Jorge Coelho acredita que é através do conhecimento que se desenvolvem os países. “89% dos alunos do ensino superior estão no litoral”, lembrou. Neste domínio o Movimento propunha, por exemplo, aumentar a taxa de 11% para 25% do número de estudantes do ensino superior no interior, num horizonte temporal de seis anos, envolvendo um programa de mobilidade nacional.

Jorge Coelho defendeu que este e outros governos têm tido uma política de apoio forte ao interior. Mesmo assim existem assimetrias e é necessário “políticas com transversalidade suficiente para que sejam resolvidas”. Para o antigo ministro “um país sem coesão e sem desenvolvimento regional a sério terá um futuro triste”.

Jornalista/Expresso: Maribela Freitas
Fotógrafo/Expresso: Tiago Miranda

Últimas Notícias

Patrocinadores

Apoios

Parceiros

Contacte-nos

Tem alguma questão? Envie-nos uma mensagem rápida, e respondemos o mais rápido possível.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt

Insira o texto para pesquisar e pressione Enter

FEUP_2019ISCTE-IUL